XRP, LTC, ADA, LINK, etc: Quais altcoins são moedas de zumbi que você precisa vender?

Lembra-se daquele altcoin, aquele que você pensava que ia ser grande e lhe traria muito lucro? Aquele cuja bolsa você comprou e talvez esteja segurando até hoje? Sim, este artigo é sobre aqueles altcoins que você pensou que iriam ficar grandes, talvez até se tornar o próximo Bitcoin. Infelizmente, a maioria destas moedas já foram esquecidas e não têm valor.

Em uma nota pessoal, eu não conseguia decidir se ia chamar estes altcoins de „moedas zumbi“ ou moedas mortas andando. Afinal de contas, ambas parecem boas. Eventualmente, eu tive que me contentar com uma e era a primeira.

Moedas zumbi – O que são elas?

Em poucas palavras, „moedas zumbi“ são aqueles altcoins que já estiveram no top-10, mas que estão mortos desde então. Entretanto, elas ainda podem ser encontradas, aparentemente vivas, mas mortas sem dúvida.

As moedas criptográficas, como sabemos, são uma nova classe de ativos. Mas, elas seguem ciclos de boom e bust, assim como as ações. As moedas criptográficas têm seguido principalmente as dicas de Bitcoin quando se trata de ciclos. O último ciclo começou no início de 2016, mas terminou no início de 2018 e, em cada um desses ciclos, novos altcoins nasceram.

A maioria desses altcoins prometem aos investidores do mundo e tentam resolver um problema ou problemas ostensivamente importantes. Em breve, uma propaganda em torno de tais altcoins se acumula e os rumores sobre a tomada do controle da Bitcoin permitem que o dinheiro dos investidores desconhecidos seja uma bola de neve, empurrando o preço de tais altcoins.

Entretanto, a realidade bate forte quando o ciclo termina, e estes altcoins caem com mais força do que o Bitcoin e se tornam inestimáveis. Assim, podemos ver como os subprodutos de cada ciclo são estas moedas zumbis.

Ciclos de Bitcoin

Presume-se que cada ciclo dure 4 anos desde que a redução pela metade ocorre uma vez a cada 4 anos. Entretanto, outra abordagem é que estes ciclos estão se alongando. Consulte este artigo para obter mais informações sobre os ciclos de Bitcoin.

O gráfico anexo mostra como os ciclos do Bitcoin estão se alongando. O último ciclo, se presume-se que tenha terminado em dezembro de 2018, então o próximo ciclo terá uma duração total de 1780 dias, e já completamos 38% deste ciclo. Portanto, podemos assumir que os altcoins que vemos hoje no top 10 talvez não fiquem lá por muito tempo.

Os ciclos anteriores produziram definitivamente moedas zumbis suficientes, portanto, vamos esquecer os altcoins de hoje e olhar para os sacos de altcoins que você ainda pode segurar e que estão secretamente esperando bombear.

Antes disso, precisamos de critérios para identificar e/ou classificar esses altcoins que se transformaram em moedas zumbis.

Coleta e segregação de dados

  1. Para identificar potenciais altcoins que se transformaram em moedas zumbis, daremos uma olhada nas moedas criptográficas que estavam no top 10 do ranking, com base no limite de mercado a partir de 2014
  2. Os dados das 10 principais moedas criptográficas são selecionados no último dia de cada trimestre da CoinMarketCap até o 3º trimestre de outubro.
  3. Os dados coletados são ainda mais segregados e analisados para traçar tendências

Classificação das moedas zumbi

  1. Se uma moeda tem menos de 10 aparições de 2014 a 2018, então esse altcoin é uma moeda zumbi. Por exemplo, tomemos o Paycoin [XPY] – Esta moeda só esteve no top 10 duas vezes [portanto, aparições = 2] desde 2014 até hoje, tornando-a assim uma moeda zumbi.
  2. Se uma moeda tem menos de 10 aparições, mas está atualmente classificada entre as 50 melhores com base no limite de mercado da CoinMarketCap ou da CoinGecko, podemos excluir esta moeda da lista de zumbis. Esta regra é para moedas como LINK que têm menos de 10 aparências, mas que estão entre as 10 primeiras [basicamente abaixo de 50].

De 218 entradas [com repetição], encontramos cerca de 9 moedas zumbis com base nos critérios acima. Essas moedas zumbis são NXT, Paycoin, Peercoin, Bitshares, The DAO, Omni, Banx, Auroracoin, e Namecoin. Um acréscimo a esta lista é uma exceção especial da moeda zumbi – Maidsafecoin. Esta moeda tem cerca de 11 aparições desde 2014 e não está atualmente entre as 10 primeiras.

Aqui está uma ajuda visual que mostra o seu deslize de classificação de estar no topo para onde estão agora. É evidente que todas estas moedas notaram uma queda drástica em suas fileiras, bem como em seu preço.

Para moeda zumbi ou para não?

Este artigo foi uma experiência divertida para pesquisar e escrever, no entanto, a conclusão deste artigo é que não haverá outro Bitcoin, sempre haverá ‚The Bitcoin‘ e outros altcoins. Estes altcoins podem ou não ver um aumento maior que o do Bitcoin, mas o Bitcoin será a única moeda criptográfica que sobreviverá a todos estes altcoins.

Embora os altcoins sejam divertidos de se negociar e ganhar dinheiro, nem todos são dignos de um investimento de longo prazo. Como o próximo ciclo tem 60% a mais, podemos esperar que muitos altcoins subam e desçam. Tomemos por exemplo as moedas DeFi como CRV, YFI, YFII, etc. – Todas elas tiveram um aumento fenomenal durante a mania, mas agora estão caindo rapidamente de valor.

Se você comprar um saco enorme de moedas DeFi, você pode ficar segurando-as por toda a eternidade, já que a maioria dessas moedas alteradas pode não bombear novamente. O melhor exemplo é o XRP, como apontado por Pentoshi, o XRP não tem tido uma alta maior em uma escala macro [semanal] por mais de 2 anos. 7 de janeiro de 2021 marcará 3 anos desde uma alta mais alta e, ainda assim, vemos muitos hodlers de XRP dizendo que a próxima corrida de touro será explosiva.

Estas são precisamente as pessoas que seguram um saco pesado de XRP desde a ATH de 2017.  Qual é a lição aqui? Bem, escolha cuidadosamente seus altcoins e tome cuidado para não se apegar muito a ele.